analise pelas consequencia o reforço
Um tipo de comportamento que engloba a maioria dos comportamentos dos organismos: o comportamento operante, termo cunhado por B. F. Skinner. Classifica-se como operante aquele comportamento que produz consequências (modificações no ambiente) e é afetado por elas. Logo, considera-se como as consequências daquilo que fazemos nos mantêm no mesmo caminho, ou afasta-nos dele.
Comportamento Respondente Comportamento Operante S R R C
(uma alteração no ambiente (uma resposta emitida pelo elicia uma resposta do organismo) organismo produz uma alteração no ambiente)
O comportamento operante produz consequências no ambiente.
A maior parte de nossos comportamentos produz consequências no ambiente. Essas consequências são mudanças no ambiente. Um comportamento simples, como estender o braço, produz a consequências pegar um saleiro (mudança no ambiente: o saleiro passa de um lugar para outro). Em vez de estender o braço e pegar um saleiro, é possível emitir outro comportamento que produzirá a mesma conseqüência: pedir a alguém que lhe passe o saleiro. No primeiro exemplo produziu diretamente a mudança do saleiro. No segundo exemplo modificou diretamente o comportamento de outra pessoa.
O comportamento é afetado (é controlado) por suas consequências.
As consequências de nossos comportamentos vão influenciar suas ocorrências futuras. Dizer que as consequências dos comportamentos chega a afetá-los é o mesmo que dizer que as consequências determinarão, em algum grau, se os comportamentos que as produzem ocorrerão ou não outra vez, ou se ocorrerão com maior ou menor freqüência.
Exemplo: imagine que você peça um saleiro para uma determinada pessoa. Se ela lhe passa o saleiro, é provável que, no futuro, em uma situação parecida, você lhe peça o saleiro