Psico
REVISÃO PARA A PROVA
CONCEITOS
COMPORTAMENTO OPERANTE Comportamento operante é uma ação (ou reação) voluntária do sujeito que opera sobre o ambiente, o alterando e sofrendo as atuações do mesmo, estando sujeito a estímulos consequentes. Portanto, comportamento operante é adquirido e mantido devido suas consequências; é aprendido. Sempre estamos sujeitos a contingências, ou seja, estímulos que antecedem (SA) e que consequência (SC) nossas respostas (sempre que nos comportamos estamos sob a influência de diversos estímulos).
SA – R – SC
CONSEQUÊNCIAS As consequências podem ser reforçadoras, punitivas ou uma extinção e ocorrem após um comportamento. As consequências reforçadoras aumentam a frequência de um comportamento. As consequências punitivas diminuem a frequência de um comportamento pela adição de estímulos aversivos. E a extinção também diminui a frequência de um comportamento pela retirado do reforço.
SA – R – SC
Análise Experimental do Comportamento II
REFORÇO É um estímulo consequente que aumenta a frequência de um comportamento. Há reforço positivo e reforço negativo.
SA – R – SC reforçador
REFORÇO POSITIVO (R+) É um estímulo consequente que aumenta a frequência de um comportamento com o acréscimo de estímulos prazerosos. Exemplo: Dizer “bom dia” para seu vizinho e receber a resposta de “bom dia”. O comportamento de dizer “bom dia” será mantido devido sua consequência de receber a resposta “bom dia”, a probabilidade de continuar cumprimentando o vizinho é alta.
REFORÇO NEGATIVO (R-) É um estímulo consequente que aumenta a frequência de um comportamento com a retirada de estímulo aversivo. Exemplo: Estar sentindo dor de cabeça e tomar um remédio, fazendo a dor passar. O comportamento de tomar o remédio sempre que sentir dor de cabeça será mantido devido à consequência de a dor passar, a probabilidade de tomar o remédio sempre que houver dor de cabeça é alta, pois a consequência é a