condicionamento operante
Aprendizagem pelas consequências: o reforço
Um tipo de relação entre o ambiente (estímulo) e o organismo (resposta), na qual dizemos que um estímulo elicia uma resposta. Concluímos que nosso conhecimento sobre o comportamento respondente nos ajuda a compreender parte do comportamento e da aprendizagem humana, sobretudo no que diz respeito às emoções. Conheceremos um segundo tipo de comportamento que engloba a maioria dos comportamentos dos organismos: o comportamento operante, termo cunhado por B. F. Skinner. Classificamos como operante aquele comportamento que produz consequências (modificações no ambiente) e é afetado por elas. Logo, consideraremos como as consequências daquilo que fazemos nos mantêm no mesmo caminho, ou afasta-nos dele. Entender o comportamento operante é fundamental para compreendermos como aprendemos nossas habilidades e nossos conhecimentos, ou seja, falar, ler, escrever, raciocinar, abstrair, etc., e até mesmo como aprendemos a ser quem somos, a ter nossa personalidade.
O comportamento operante produz consequências no ambiente
A maior parte de nossos comportamentos produz consequências no ambiente. Essas consequências são mudanças no ambiente. Um comportamento simples, como estender o braço, produz a consequência pegar (alcançar) um saleiro (mudança no ambiente; o saleiro passa de um lugar para outro).
O comportamento é afetado (controlado) por suas consequências As consequências de nossos comportamentos vão influenciar suas ocorrências futuras. Dizer que as consequências dos comportamentos chega a afetá-los é o mesmo que dizer que as consequências determinarão, em algum grau, se os comportamentos que as produziram ocorrerão ou não outra vez, ou se ocorrerão com maior ou menor frequência. As consequências produzidas pelo comportamento ocorrem tão naturalmente no nosso dia-a-dia, que, muitas vezes, nem nos damos conta de que elas estão presentes o tempo todo. Algo bastante interessante é que, se