extincao da punibilidade da acao penal
Autor: Caspar Rudolf Von Ihering
Título: A luta pelo Direito
Edição:
Ano:
Editora:
Vida do autor:
Caspar Rudolf Von Ihering nasceu no dia 22 de agosto de 1818, Aurich, reino de Hanûver filho de Anna Maria Schwers e Georg Albrecht Ihering, iniciou seus estudos do Direito em 1836 na famosa Universidade de Heidelberg, a mais antiga da Alemanha, doutorando-se em 1843 em Belim. Sempre se destacou entre os colegas, no curso jurídico adquiriu tal renome que foi convidado para ser preceptor na Basiléia Suíça, onde permaneceu por 3 anos. Ao mesmo tempo que lecionava continuava a redigir o livro”O espírito do Direito Romano” nas diversas fases de suas evolução(1852-1865).
Tão inteligente e estando a frente de sua época sua influência foi de suma importância tanto que em 1804 foi publicado o Código Civil Francês e o mesmo exerceu influencia decisiva sobre os juristas de épocas posteriores toda essa a repercussão da Escola “Conceitualista” de vocação dogmática. De todas suas obras que foram inúmeras destaca-se “A finalidade do Direito” ( 1877-1883) quando já estava vivendo em Gotinga isso no ano de 1872 onde permaneceu até a sua morte em 1892. Nesse período é consolidado o seu pensamento e o consagra como uma das maiores expressões da ciência jurídica do século XIX.
Palavras do Ihering:
“A vida do direito é uma luta – uma luta dos povos, do poder estatal, das classes e dos indivíduos”. De facto, o direito só tem significado como expressão de conflitos, representando os esforços da humanidade para se domesticar. Infelizmente, porém, o direito tem tentado combater a violência e a injustiça com meios que, num mundo racional, seriam tidos por estranhos e desgraçados. É que o direito nunca tentou verdadeiramente resolver os conflitos da sociedade, mas apenas alivia-lós, pois promulga