expropriação das terras indigenas
A expansão dos conquistadores brancos em direção ao oeste do continente deu origem a conflitos sangrentos com os povos que habitavam várias regiões.
Na medida de suas possibilidades, os indígenas lutaram pela defesa de seu território, sua cultura e sua liberdade, mas foram derrotados, sobretudo, devido à superioridade das armas dos conquistadores e às doenças epidêmicas transmitidas por eles.
Calcula-se que antes da chegada dos conquistadores, havia mais de 1 milhão de indígenas no território que hoje compreende os Estados Unidos.Em 1860, restavam menos de 300 mil.Aqueles que sobreviveram ao massacre foram sendo confinados em reservas federais.
Anexação de territórios de outros países
Além da ocupação de terras indígenas, o governo dos Estados Unidos anexou diversos territórios no continente americano sob domínio de paises europeus por meio de três recursos: a compra, a cessão diplomática e a guerra.
Por meio da compra foram anexados a Louisiana (1803), que pertencia à França; parte da Flórida (1819), que era da Espanha;o Alasca (1867),que pertencia à Rússia.
Pela democracia, foi incorporado o Oregon (1846), cedido pela Inglaterra.
Sobretudo depois da guerra contra o México (1846-1848) que o território dos Estados Unidos se expandiu.Dela, resultou a anexação das terras dos atuais estados do Texas ,da Califórnia ,de Nevada, de Arizona,de Utah, de Novo México , e de parte do Colorado, num total de cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados, metade do território mexicano na época.
Por causa dessa derrota e por conta de alguns problemas econômicos que envolvem o México e os Estados Unidos há uma frase popular mexicana que diz: ”Pobre México, tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos”.
No mesmo ano em que terminou a guerra contra o México e a Califórnia, foi integrada ao território dos Estados Unidos, foi descoberto ouro nesta região ,essa descoberta acabou acelerando ainda mais a ocupação populacional