Expressões Populares
1.1 Expressão: é a manifestação do pensamento ou das ideias. Como falantes da língua portuguesa, exprimimo-nos em Português.
1.2 Comunicação: é um fenómeno mais fácil de reconhecer do que de definir. Ocorre com imensa frequência, nas mais diversas situações, e assume diferentes formas: pelo olhar, através de gestos, de símbolos, mas sobretudo através da palavra, no nosso dia-a-dia.
Foram escritos inúmeros livros com o objectivo de definir e explicar a comunicação. No entanto, é possível delinearmos, em poucas palavras, o conceito de comunicação, se nos centrarmos nas suas características essenciais:
• é um processo dinâmico e interactivo;
• implica, pelo menos, duas partes;
• tem por objectivo a transmissão de uma mensagem.
Sendo assim, podemos afirmar que a comunicação é um processo dinâmico porque evolui. A seguir, constata-se que é um processo eminentemente interactivo, pois tem de existir neste processo pelo menos duas partes, que interajam uma com a outra. Finalmente, é perfeitamente legítimo dizer que o objectivo dessa interacção é a transmissão de informação, independentemente do conteúdo ou da essência da informação, do facto de ser longa ou breve, objectiva ou subjectiva, elementar ou elaborada.
Então, tendo em conta estas características, podemos partir para a nossa própria definição de comunicação:
“
“Comunicação é um processo de interacção entre pelo menos dois seres para troca de informação.”
2. Características da comunicação humana
Ao construirmos o conceito acima, utilizamos a expressão “dois seres” em vez da mais restrita “duas pessoas”. De facto, não são só os seres humanos que comunicam, pois também os animais o fazem entre si e com as pessoas. Há até teorias, ainda que não de todo comprovadas, que defendem que os vegetais também possuem a capacidade de comunicar.
No entanto, há uma profunda diferença entre a comunicação dos seres humanos e a dos animais. Prova disso foi o estudo levado