Antropologia e cultura brasileira - unidade 1
0,2 em 0,2 pontos LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO E RESPONDA A QUESTÃO PROPOSTA:
“Os outros, aqueles que são diferentes de nós e com os quais não nos identificamos, mas que julgamos a partir de nós mesmos, ou seja, o que não conhecemos porém classificamos, conceitos prévios de algo que não sabemos, a essência do preconceito (pré-conceito). Ao classificar algo que não conhecemos, utilizamos parâmetros exclusivamente nossos, assim, se chamamos alguém desconhecido de selvagem, de bárbaro, estamos na realidade falando de nós mesmos, pois o outro certamente não possui nada do que erroneamente imaginamos, estamos vendo-os pela primeira vez, daí talvez a origem dos conflitos culturais, pois sempre achamos que nós, nossa cultura, é a correta, a escolhida, a que foi abençoada por Deus.”. (BONETTI e RIBARIC, 2010).
A sociedade européia, ao classificar as outras culturas ao longo do processo histórico possui segundo COPANS (1971) a reação instintiva de classificá-los como exóticos. Esse traço é o que se chama em Antropologia de:
Resposta
Resposta Selecionada:
Etnocentrismo;
Resposta Correta:
Etnocentrismo;
Feedback da resposta:
Segundo COPANS, 1971:14) “A reacção instintiva do Ocidente face aos povos exóticos é o etnocentrismo que implícita ou mesmo explicitamente, ajuíza das sociedades “não européias” pelo modo europeu”.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Complete o espaço vazio com o nome do conceito a que se refere o texto abaixo:
“Uma das mais evidentes dificuldades encontradas na compreensão e definição da __________________ contemporânea tem origem na polissemia do conceito de Cultura, fato que reflete nas mais diferentes abordagens utilizadas para a definição de políticas institucionais de acautelamento, reconhecimento e promoção.” (BONETTI e RIBARIC, 2010)
Resposta
Resposta Selecionada: diversidade cultural;
Resposta Correta: diversidade cultural;
Feedback da resposta:
Poucos conceitos têm tantas definições quanto o