EXPRESSÕES FÍSICAS DE CONCENTRAÇÃO
INTRODUÇÃO
Podemos expressar concentração das soluções relacionando a quantidade de soluto existente em certa quantidade padrão de solução ou de solvente. Dependendo das grandezas utilizadas para expressar as quantidades de soluto e de solvente teremos diferentes expressões de concentração. Essas expressões de concentração podem ser físicas ou químicas.
Uma solução é uma mistura homogênea (tipo de mistura onde não é possível distinguir de forma individual cada um dos seus componentes) de um soluto (substância sendo dissolvida) em um solvente (substância que efetua a dissolução). As soluções são encontradas em quaisquer dos três estados físicos: gasoso, líquido ou sólido. O ar, solução gasosa mais comum, é uma mistura de nitrogênio, oxigênio e quantidades menores de outros gases. As soluções mais familiares estão no estado líquido, especialmente aquelas nas quais a água é o solvente.
Quanto à proporção soluto/solvente, as soluções podem ser diluídas, concentradas, insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Podemos descrever uma solução contendo uma pequena quantidade de soluto como diluída e outra, contendo mais soluto na mesma quantidade de solvente como concentrada. A preparação de soluções requer alguns cuidados. Estes estão diretamente relacionados com a solubilidade limitada da maioria das substâncias, a mudança de volume de mistura e a alteração da temperatura da mistura. De acordo com a quantidade de soluto e de solvente que constitui a solução, podemos ter soluções mais concentradas ou menos concentradas. Para calcular a concentração mássica de uma solução dividimos a massa do soluto pelo volume da solução.
Exemplo preparam-se duas soluções, utilizando a mesma quantidade de solvente (água), mas diferente quantidade de soluto (aroma de morango). Uma vez que se utilizou a mesma quantidade de solvente (água) na preparação das duas soluções, mas diferente quantidade de soluto (aroma de