Expressionismo
DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA
COORDENAÇÃO DA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Alunos: Carolina Moreira, Camila Weitzel, Isabela Bernardes, Gesiele Regina, Stéfany Castro e Vitor Rangel.
Turma: EST/TT 2 A Professor: Alexandre Rodrigues
NOTA
Com base na leitura dos poemas de Augusto dos Anjos e Gottfried Benn, determine as semelhanças e diferenças entre as obras dos dois poetas e explique porque não é possível classificar Augusto dos Anjos como um autor expressionista.
Augusto dos Anjos vivenciou a época do parnasianismo e simbolismo e trouxe inovação no modo de escrever, com ideias modernas e temáticas influenciadas. Pela divergência dos assuntos tratados pelo autor em seus poemas, Augusto dos Anjos se encaixa na fase chamada de pré-modernismo. O poeta tinha como tema uma profunda obsessão pela morte e por este motivo foi conhecido também como o “Poeta da morte”. Gottfried Benn foi um poeta alemão e um dos mais famosos escritores do Expressionismo, o mais destacado da primeira metade do século XX e o renovador da poesia lírica em seu país no período após a II Guerra Mundial.
É possível observar uma semelhança entre o estilo desses autores, principalmente no que se refere a morte, na obra “Apóstrofe à Carne” de Augusto dos Anjos no trecho “Quando eu pego nas carnes do meu rosto/Pressinto o fim da orgânica batalha: _ Olhos que o húmus necrófago estraçalha/Diafragmas, decompondo-se ao sol posto...” no qual o autor faz um jogo para representar a morte através de termos biológicos como “húmus” que é um produto da decomposição de vegetais ou animais. Já Gottfried Benn aborda um pouco o assunto morte em todos os poemas nos apresentados que são “Bela Juventude” que retrata a morte de uma rapariga; “Circulação” em que é contada a história de uma prostituta que antes de ser enterrada teve sua obturação de ouro roubada pelo coveiro; “A noiva do negro” obra que relata um