Expressionismo no Brasil
No Brasil o movimento foi muito importante por que inspirado pelos pensamentos europeus de igualdade e liberdade buscou retratar e alerta o povo sobre as desigualdades sofridas pela maioria desfavorecida da população. Entre muitos de seus representantes, destacam-se:
Cândido_Portinari- Importante pintor brasileiro, que expressava em suas obras o papel que os artistas da época se preocupavam em demonstrar: denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e suas consequências. Seu trabalho ficou conhecido internacionalmente através dos corpos humanos que apresentavam grande volume e pés enormes que faziam com que as figuras parecessem relacionar-se intimamente com a terra, esta sempre pintada em tons muito vermelhos. Sua pintura retratou os sofrimentos dos nordestinos, os cangaceiros e abordou temas históricos do nosso país como, Tiradentes (no Memorial da América Latina, em São Paulo)e o painel A Guerra e a Paz(pintado em 1957 para sede da ONU).
Anita_Malfatti- Sua arte era livre das limitações que as academias de artes trdicionais impunha, e seus trabalhos se tornaram marcos na pintura moderna brasileira por seu comprometimento com as novas tendências. Suas obras ais conhecidas são: A Estudante Russa, O Homem Amarelo, Mulher de
Cabelos Verdes e Caboclinha.
Lazar Segall- Suas cores fortes procuram expressar as paixões e sofrimentos dos seres humanos.
Seus personagens são mulatas, prostitutas e marinheiros; suas paisagens, favelas e bananeiras. Suas obras de maior repercussão são: Familia Enferma, Dois Seres, Mãe Preta, Bananal, Navio de Emigrantes, Guerra e Campo de Concentração.
O Grito
O Grito, famosa obra do pintor norueguês expressionista Edvard Munch o quadro é datado de 1893. A pintura representa uma figura andrógina em um momento de profunda angústia e desespero existencial. A imagem que aparece como plano de fundo é a doca de Oslofjord, em Oslo, ao pôr-do-Sol. A fonte de inspiração da