EXPRESSIONISMO
1. O que foi o Expressionismo: O expressionismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX, na Alemanha onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. Tal movimento desenvolveu-se grandemente na Alemanha, especificamente no período após a Primeira Guerra Mundial, sendo um importante instrumento para a realização de denúncias sociais, especialmente em um momento que, politicamente, os valores humanos eram o que menos importava.
Pode-se dizer que o Expressionismo foi mais que uma forma de expressão, ele foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que politicamente isto era o que menos interessava.
Um movimento da vanguarda, ou seja, um movimento que segundo os seus próprios autores guia a cultura de seus tempos. Teve como herança cultura o Impressionismo do século anterior.
A visão expressionista encontra suas fontes na defesa à expressão do irracional, dos impulsos e das paixões individuais. No expressionismo não há uma preocupação em relação à objetividade da expressão, mas sim com a exteriorização da reflexão individual e subjetiva dos artistas. Em outras palavras, não se pretende, simplesmente, absorver o mundo e reproduzi-lo, mas sim, recriá-lo. Ao expressionismo interessam as sensações provocadas no artista tanto por fatos internos quanto externo.
2. Expressionismo no Brasil
No Brasil o movimento foi muito importante. Observa-se, um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social, espiritual e cultural. Tem-se a ideia de quem trouxe o Expressionismo para o Brasil foi o russo Lasar Segall, pois foi o primeiro artista expressionista no Brasil a expor sua arte, Lasar passou a residir no país em 1923.
2.1. Principais Artistas Brasileiros
Cândido Portinari:
Importante pintor brasileiro, que expressava em suas obras o papel que os artistas da época propunham: denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e as consequências