Futurismo e Expressionismo.
ETEC Polivalente de Americana.
Literatura
Futurismo e
Expressionismo
Angelo Lorenzi n° 02
Bárbara Bombonato n° 04
Guilherme Coelho n° 12
Guilherme Ranieri n° 13
Paula Isabela n° 27 Prof°: Leonidas
Victor Hugo n° 30 Mecânica Integrado 3
Sumário
Introdução
Este trabalho abordará duas das cinco principais correntes Vanguardistas: o Futurismo e o Expressionismo. Ambos emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20, uma época de guerras e transformações profundas na sociedade que, expressadas através da arte, provocaram rupturas com a tradição cultural do século 19, foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo.
Futurismo
O Futurismo foi um Movimento artístico e literário que teve início em 1909. Procura-se neste estilo expressar o movimento real,registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço.
O Artista Futurista não está preocupado em pintar um automóvel, mas captar a velocidade descrita por ele no espaço.
Os Futuristas se esforçavam ao máximo para negar o passado, acreditavam na juventude, nas maquinas, no movimento, na energia e na velocidade, atacavam as técnicas clássicas na pintura e o que chamavam de modernismo superficial da arte. Manifesto Futurista por Filippo Marinetti.
Publicado no jornal francês "Le Figaro", em Fevereiro de 1909.
“ Então, com o vulto coberto pela boa lama das fábricas - empaste de escórias metálicas, de suores inúteis, de fuligens celestes -, contundidos e enfaixados os braços, mas impávidos, ditamos nossas primeiras vontades a todos os homens vivos da terra:
Queremos cantar o amor do perigo, o habito da energia e da temeridade.
A coragem, a audácia e a rebelião serão elementos essenciais da nossa poesia.
Até hoje a literatura tem exaltado a imobilidade pensativa, o êxtase e o