Corrosão- Débora e Monique
Débora Zucchetti Lutz e Monique de Souza Rosa
1) Explique o que é corrosão e cite algumas de suas consequências.
Corrosão é ação química que o meio ambiente exerce sobre o material, tornando-o imprestável para vários usos, como, por exemplo, na construção civil, na mecânica, nos meios de transporte, nos processos industriais, etc. Às vezes, o prejuízo mais importante da corrosão não ocorre com o material, mas sim com o meio. São os casos de contaminação de alimentos, produtos farmacêuticos e outros. Metais e ligas metálicas sofre corrosão metálica. Estes perdem a sua principal utilidade quando corroídos. Essa perda representa prejuízo sob o ponto de vista econômico, pois os mesmos precisam ser repostos, acarretando despesas adicionais com matéria-prima para produzi-los e com energia e mão-de-obra para processamento.
2) Diferencie corrosão seca e corrosão úmida (aquosa). Cite situações onde podem ocorrer.
Corrosão seca: Quase todos os metais apresentam corrosão ou oxidação seca, na ausência de água. Óxidos não porosos, que se formam sobre os metais durante a oxidação seca, atingem uma espessura limite e a oxidação posterior é governada pela difusão das espécies reagentes do alumínio. Esses óxidos protegem o substrato contra a oxidação continuada, como por exemplo no caso do alumínio. Resultado da oxidação de um metal.
Corrosão úmida: é caracterizada pela presença de uma película invisível de eletrólito (ou água, na corrosão aquosa) sobre a superfície metálica. Exemplo: umidade atmosférica em metais.
3) Relacione o processo de corrosão com a instabilidade termodinâmica dos metais.
A maioria dos materiais em contato com o meio ambiente forma um sistema termodinamicamente instável. Com a única exceção dos metais nobres (ouro, prata e platina), todos os demais metais em contato com o ar devem reagir e transformarem-se em óxidos, hidróxidos ou outras formas semelhantes. Para