Exportação de cachaça
Uberlândia
Comercio Exterior
ALUNO: FELIPE CARDOSO FERREIRA
RA: 111317 – TURMA: REIN7 1.0. Introdução
O Brasil, tem a capacidade de produzir hoje, 1,2 bilhão de litros de cachaça, mesmo assim menos de 1 % anualmente é exportada apenas. Atualmente a exportação é feita para mais de 60 países no ano passado a base produtora de exportações foi composta por aproximadamente 90 empresas que exportaram 8,06 milhões de litros, o que gerou uma receita de US$14,99 milhões. Os principais destinos das exportações são: Alemanha, Portugal, Estados Unidos, França e Paraguai.
2.0. Novidades
* Washington DC, EUA (9 de abril) – Os Estados Unidos vão reconhecer a cachaça como um produto exclusivo e genuinamente brasileiro. O processo de reconhecimento foi iniciado oficialmente hoje, em Washington, com a troca de cartas assinadas pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o representante de Comércio dos Estados Unidos, Ron Kirk. * Terça, 13 de Setembro de 2011 A iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) para a criação do Dia Nacional da Cachaça foi lançada em 2009. A causa foi abraçada pelo deputado federal catarinense Valdir Colatto (PMDB/SC) que a transformou em projeto de Lei 5428/2009, que tramita na Câmara dos Deputados. Conjuntamente, o trabalho hoje é para instituir o dia 13 de Setembro como o Dia Nacional da Cachaça e pelo reconhecimento do produto no mercado internacional como bebida exclusiva e genuinamente brasileira.
3.0. Barreiras Comerciais
- Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009.Regulamenta a Lei nº8.918, de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a Inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.
-Portaria nº 157, de 19 de agosto de 2002, do INMETRO / Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Estabelece a forma de expressar a indicação quantitativa do conteúdo líquido dos produtos pré-medidos.
-