Processo administrativo
O planejamento, a organização a direção e o controle, considerados separadamente, constituem as funções administrativas; quando visualizadas no conjunto para o alcance dos objetivos, elas formam o processo administrativo.
Os elementos do processo administrativo, (as funções), não são entidades separadas, mas parte integral de uma entidade maior. O processo administrativo quando visto de forma simplista apresenta as funções do administrador apenas como um processo sequencial.
O processo administrativo é um meio de integrar diferentes atividades para execução da estratégia empresarial.
Para conceituar a administração, os autores clássicos utilizam o conceito de elementos da administração (ou funções do administrador), que formam o processo administrativo. Seu desempenho deve ser adaptado ao nível hierárquico, ao tipo de empresa, ao ambiente externo e, principalmente, deve ser guiado por princípios éticos. A administração exige critérios de eficiência e eficácia e envolve todo um processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar a ação empresarial em todos os níveis da empresa: institucional, intermediário e operacional.
O processo administrativo como um sistema aberto.
Veremos a seguir, cada uma dessas funções separadamente:
Planejamento, Organização, Direção e Controle.
O Planejamento
É a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos à alcançar e o que deve ser feito para alcançá-los. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia.
Organização
Constitui o conjunto de pessoas que interagem entre si para alcançar objetivos específicos. Significa distribuir o trabalho (tarefas/atividades), a autoridade e os recursos na organização, criando a estrutura organizacional composta pelo conjunto de unidades organizacionais e relações funcionais.
Os níveis