Explosivos na agricultura
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
ESPACIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
ANDERSON CLAYTON LECH TEIXEIRA
EXPLOSIVOS NA AGRICULTURA
Recife – 2010
Utilização de explosivos na agricultura
1 – Plantações de árvores:
Para a plantação de árvores em terrenos muito compactados e rochosos é inviável a utilização manual, para uma realização de preparo do terreno, é muito mais fácil e economicamente viável a utilização de explosivos.
As covas abertas com explosivos colocam à disposição das plantas, um bom cubo de terra mobilizada que as raízes podem penetrar com facilidade, aumentando consideravelmente a sua capacidade de expansão, o que se irá traduzir num maior e mais rápido desenvolvimento.
A utilização de explosivos na plantação de árvores tem como objetivo facilitar a sua instalação bem como efetuar a mobilização do terreno circundante.
Os explosivos a empregar devem ser compostos por nitrato de amônio. Para proporcionar um melhor desenvolvimento das plantas, quando da instalação poderá ser acrescentado um adubo composto (N-P-K) à cova, cuja quantidade será determinada após a respectiva analise ao solo, o qual além do efeito benéfico sobre as plantas, irá potenciar o efeito mecânico do explosivo. A utilização de explosivos também se reveste de particular importância no caso de se pretender proceder à fertilização de culturas já instaladas no terreno, nesse caso procede-se ao carregamento do furo com adubo composto (azoto, fósforo, potássio), seguido da carga sendo depois atacado com terra e detonado.
Para além da adubação das plantas também tem efeitos benéficos na mobilização do solo em redor da planta, que irá ter repercussões no desenvolvimento da planta, pois o terreno ficará mobilizado em profundidade, permitindo-lhe assim um melhor desenvolvimento.
Para evitar danificar as plantas os buracos devem ser feitos no perímetro exterior da copa das árvores ou na entrelinha de 2 ou 4 árvores a uma