Exploração sustentável
GESTÃO AMBIENTAL
GISELE FERNANDES SILVANO
EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL
Araranguá
2014
RESUMO
A sustentabilidade econômica, sob o âmbito do desenvolvimento sustentável, é um conjunto de medidas políticas que visam a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. Assim, presume-se a incorporação da gestão mais eficiente dos recursos naturais, de forma a garantir uma exploração sustentável acrescentando aos elementos naturais um valor econômico; exercendo dessa forma a cidadania em busca de melhores condições de vida para esta e para as futuras gerações.
Palavras-chaves: Sustentabilidade; Planejamento; Gestão; Recursos Naturais.
INTRODUÇÃO
O intenso êxodo rural ocorrido a partir de 1940 trouxe sérios problemas às cidades, em especial as metrópoles e capitais. Problemas gerados pela falta de infraestrutura suficiente para comportar esse crescimento demográfico, ocasionando desigualdades sociais, desemprego, misérias, marginalização e degradação ambiental entre outros fatores, que outrora foi sancionado como direito constitucional a todos.
O capitalismo contribuiu com esses problemas, principalmente no que tange a degradação ambiental, pois em sua essência vê o meio ambiente apenas como insumo produtivo, sem ter a preocupação com a sustentabilidade do planeta para esta e as próximas gerações. Felizmente, através da criação de leis de responsabilidade social e ambiental o capitalismo selvagem perdeu forças e agora precisa se render a utilizar mecanismos de sustentação ambiental, deixando dessa forma a antiga concepção de explorador para aderir a de agregador.
1 DESENVOLVIMENTO
Zona urbana e rural
Uma das origens da vida rural começou aproximadamente 12 mil anos atrás, onde povos caçadores, coletores prestaram atenção em determinados grãos, que ao serem coletados com o intuito de alimentação poderia ser novamente enterrados, ou seja, semeados com a finalidade de produção de