Explicando Quilombos no Brasil
A palavra Kilombo, vem do idioma mbundo, dos bantos, povos da região onde hoje é país de Angola e quer dizer acampamento ou fortaleza. Palmares é o mais importante quilombo conhecido do país. Situado em Pernambuco, na Serra de Barriga atual Estado de Alagoas. A capital de Palmares era Macaco, foi formada em 1604, viveram lá aproximadamente 30 mil habitantes numa área de 200 km e resistiram lá negros fugidos do trabalho escravos durante 100 anos.
O Conselho Ultramarino português buscava desvalorizar os agrupamentos onde segundo eles eram compostos por vadios. Em outros estados, as assembleias e províncias, querendo ser mais realistas que o rei, diminuíram a quantidade de negros reunidos.
Havia nesses lugares uma dinâmica e viviam de acordo com sua cultura, em geral se estabeleciam no meio da mata, em sertões, á cercas de cidades, vilas, garimpos, engenhos e fazendas. Viviam de agricultura de subsistência, da pesca e caça,produzem artesanatos de cerâmica, tecidos, palha e até metais.
Os quilombos eram mais do que ajuntamentos de escravos, agregavam todo o tipo de perseguidos políticos, religiosos ou prisioneiros, sem distinção de cor, raça ou religião.
Zumbi, seu nome vem nzumbi quer dizer duende, interpretados no Brasil como fantasmas. Aos 7anos foi capturado e então criado por padres, porém aos 15 anos fugiu e voltou ao quilombo. Matou seu tio Gamba Zumbi, que fez um acordo com os portugueses de que os habitantes do quilombo não raptariam mais os negros escravizados pelos fazendeiros.
Ao torna-se rei, mostrou habilidades no planejamento, organização dos quilombos e um grande estrategistas. O quilombo torna-se a reafirmação da cultura e do estilo de vida dos africanos
Após uma intensa batalha, foi derrotado por um bandeirante chamado Domingos Jorge Velho, com apoio do governo. Seu corpo foi mutilado e sua cabeça exposta em Recife em praça publica. Morreu em 20 de novembro de 1695, onde hoje comemoramos o dia da consciência negra.