Trabalhos
O filme Desmundo é passado no ano de 1570. Conta a história de uma jovem portuguesa, órfã, mandada para o Brasil com o objetivo de casar-secom os colonos.
Oribela, e as demais órfãs são levadas para um lugar onde são oferecidas a seus pretendentes por uma intermediaria. A personagem principal,Oribela, que se mostra muito religiosa, apresenta-se muito contrariada com a situação em que se encontra e, chegada a sua vez, quando em contato com aquele que a casaria, dá-lhe uma cusparada no rosto, conseguindo a desistência do pretendente.
Oribela, conseguindo espantar o primeiro marido, acha que irá retornar a sua terra natal, Portugal, porém, aparece-lhe um pretendente com quem ela casa chamado deFrancisco .
Sentindo-se infeliz com o casamentp Oribela foge para tentar voltar para Portugal,ams quando seu marido sente sua falta,ele sai à procura dela,e quando -a encontra ,leva-a para casa e impõe a um castigo,ficando acoorentado e recebendo ajuda apenas de uma índia.
RESENHA DO DOCUMENTÁRIO DE BORIS FAUSTO – BRASIL COLONIAL
Boris Fausto inicia seu documentário explicando o pioneirismo português na expansão marítima, que de acordo com ele seria consequência de uma série de fatores: em primeiro lugar, por ser uma monarquia centralizada, possuía recursos suficientes para o investimento na busca de novas terras; Portugal também teria aprendido com os genoveses, técnicas de navegação e por fim sua posição geográfica facilitava o deslocamento no Atlântico.
Com um “espírito aventureiro”, os portugueses saíram a buscar benefícios materiais, como ouro e especiarias. Foi na terra do sul da América, ocupada por indígenas, que encontraram uma forma de lucrar com o comércio com as Índias.
No princípio eles se limitavam a ocupar o litoral nordestino e como já tinham experiência com as colônias da costa africana, concentraram-se na produção de açúcar. Para isso precisavam de força de trabalho e mão de obra excessiva, trabalho que seu povo não queria