Etnias
DIVERSIDADE ÉTNICA- RACIAL: CONSCIÊNCIA NEGRA NA SALA DE AULA
OBJETIVO GERAL:
•Valorizar a cultura afro-descendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião música e dança.
Objetivo especifica:
•Discutir as relações raciais no ambiente escolar;
•Reconhecer e valorizar a cultura africana e afro-descendente, como formadora da nossa cultura;
•Promover o respeito pelas várias etnias;
•Reconhecer a constante presença da marca africana na literatura, na música, na culinária, na arquitetura, na linguística, na criatividade na forma de viver, de pensar, de dançar, de rezar.
Disciplinas trabalhadas: História
Dia da Bandeira (19 de novembro)
As crianças irão desenhar a bandeira brasileira e também a sul-africana, após fazerem uma pesquisa sobre elas. Eles também pesquisarão sobre o hino nacional dos dois países.
Língua Portuguesa.
Interpretação com texto “A menina de cinco tranças” do autor angolano Ondjaki (Companhia das Letras), que aborda a questão das diferenças. Geografia: Continente Africano com apresentação do globo terrestre.
Arte: Confecção da boneca Ynari e apresentação de talentos Africanos e brasileiros com os alunos.
Ciências: Animais da África. Dinâmica “Sentindo na Pele” Na semana do Dia da Consciência Negra.
1. Darei início à atividade sorteando duplas e determinando quem irá mandar e quem irá obedecer.
2. Na hora do recreio quem foi escolhido para mandar poderá propor atividades ao colega, que terá de obedecer. "As reações são as mais diversas. Alguns obedecem, outros se revoltam e vem reclamar comigo, alguns tentam fugir. E entre os que mandam tem aqueles que propõem atividades leves e outros que querem humilhar o colega, por exemplo, pedindo para dançar o "Rebolation" no meio do pátio", Fabiana O Lima. Atenção! O professor deve ficar apenas observando e anotando as situações mais