EXPERIÊNCIA COM ISOPOR
Esse experimento tem como finalidade fazer com que o isopor dissolva quando este entre em contato com gasolina.
O isopor é um polímero resultante da polimerização do monômero estireno, daí o nome poliestireno que, à temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. Pode-se dizer que se trata de uma resina do grupo dos termoplásticos, que é flexível e moldável sob a ação do calor.
Já reparou como o isopor é leve? Sua leveza é justificada pela composição: mais de 90% de ar. A seguir, este experimento permitirá verificar este aspecto do isopor.
Produtos
Isopor
Gasolina
Recipiente
Metodologia
• Coloque a gasolina no recipiente, acrescente uns pedaços de isopor e observe.
• Repare na velocidade com que o isopor se dissolve em meio à gasolina.
Resumo
Ao mergulhar o pedaço de isopor na gasolina, ele libera todo o ar pressionado em seu interior na forma de gás carbônico, transformando-se em uma pasta. Por que isso ocorre? Os dois compostos, gasolina e isopor, são apolares: “Semelhante dissolve semelhante”, portanto, isopor se dissolve em gasolina.
Sob a ação da gasolina, o isopor toma a forma pastosa, moldando-se com facilidade em torno de um molde, neste caso o recipiente.
Objetivos
Esse experimento tem como finalidade fazer com que o filtro desenvolvido pelo grupo retire as impurezas da água.
A água é um elemento fundamental para a vida de todos os seres da Terra. A ingestão de água tratada é essencial para a conservação da saúde do homem, auxiliando na prevenção de doenças como o cálculo renal, infecção de urina, entre outras. No entanto, o consumo de água sem o devido tratamento pode provocar diarreia, cólera, febre amarela, hepatite A, etc.
Ao abordar esse tema, decidimos fazer a construção de um filtro caseiro. Esse experimento é simples e muito importante, pois proporciona a visualização de um tratamento simplificado da água.