experimento
A prática referente a este relatório foi feita no laboratório de Química da PUC Contagem. Ela consistiu em obter conhecimento sobre como as reações químicas levam certo tempo para se completar: Reagentes Produtos. Comparando dois fatos relativamente comuns: um palito de fósforo que é aceso e uma fruta que apodrece. Ambos envolvem reações químicas, mas estas reações químicas têm uma característica que as distingue naturalmente, além de se relacionarem a substâncias completamente diferentes. É que uma ocorre de forma explosiva e a outra, muito lenta.
Dizemos que essas duas reações distinguem-se entre si pelas suas velocidades. Enquanto a “explosão” do fósforo é caracterizada por uma velocidade alta, a decomposição da fruta é uma reação de velocidade bem mais baixa.
A corrosão dos metais é uma reação lenta quando comparada com a neutralização de um ácido por uma base.
Reações diferentes podem ter velocidades diferentes, mas, uma mesma reação, quando realizada em diferentes condições, pode apresentar também diferentes velocidades. E é relacionado a estes estudos que se desenvolve os experimentos seguintes.
2 objetivos
2.1 Geral
Estudar as velocidades das reações químicas e dos fatores que as modificam.
2.2 Específicos
Analisar o efeito da natureza dos reagentes na velocidade da reação;
Analisar o efeito da superfície de contato na velocidade da reação;
Determinar o efeito do catalisador na velocidade das reações;
3 metologia
Materiais utilizados:
Tubos de ensaio
Estante para tubos
Cronômetro
Pipetas
Béquers
Reagentes:
KMnO4 0,1 N
H2SO4 4N
FeSO4 0,1N
H2C2O4 0,1N
Lâmina de zinco
Zinco em pó
HCl concentrado
Peróxido de Hidrogênio
MnO2 em pó
3.1 Experiência 1
3.1.1 Reação I
Para obter os resultados desta reação, foi adicionado em um tubo de ensaio, 1 ml da solução de KMnO4 0,1N; acrescido 1ml de H2SO4 4N e posteriormente 3mL de FeSO4 ;
Com um cronometro disposto na