Experimento
Objetivos do experimento: Estudar as medidas de uma mesa, calculando as médias e os erros dessas medidas.
Roteiro dos procedimentos: Cinco estudantes, cada um fizeram as medidas da lateral, horizontal e espessura de uma mesa, em seguida foram calculado a área e o volume.
Através destes dados pede-se que calcule o valor médio e o erro ou desvio relativo.
Material utilizado:
Régua de 100 cm;
Trena;
Mesa.
Resultados e conclusões:
Foi estabelecida, através das sequências de medidas uma média, e em seguida calculouse a margem de erro dessas medidas, no decorrer desse procedimento, objetivou-se a encontrar o valor que melhor representa as medidas, buscando uma margem de erro mínima, para que o experimento atinja sua finalidade.
Introdução
Para uma experiência com resultados satisfatórios, exige do experimentador a habilidade no manuseio de instrumentos de medidas, e a capacidade de efetuar corretamente a leitura destes instrumentos. Assim a experiência mostra que sendo uma medida repetida varias vezes com as mesmas precauções pelo mesmo observador ou de observadores, haverá uma divergência de resultados, ou seja, a leitura em cada circunstancia ou de cada observador pode ser diferente. Neste caso a melhor forma de expressar o valor desta grandeza será através do valor médio.
Há grandezas ainda que nem sempre possam ser obtidas diretamente, como áreas, volumes, densidade, etc. Assim são feitas várias medidas e a através de formulas matemáticas ou físicas se obtém os valores desejados. Mesmo assim não se garante que o valor final, desta grandeza, não será afetado por incerteza. Ao observar a propagação desta incerteza, aplica-se no caso, um processo de calculo para determina-la, denominado propagação de incertezas. Isto é, medir é um ato de comparar e esta comparação envolve erros dos instrumentos, do operados, do processo de medida e outros. Podemos ter erros sistemáticos que ocorrem quando há