Experimento oxi-redução
Um dos métodos utilizados em titulações de oxidação e redução é a Permanganimetria que utiliza soluções de permanganato, que é um forte agente oxidante, para titular soluções de algumas substâncias redutoras. A mais importante técnica permanganimétrica baseia-se na redução do permanganato a Mn2+ , em meio ácido.
O permanganato de potássio (KMnO4) não é um reagente-padrão primário e as suas soluções são relativamente instáveis. Para ser utilizado como padrão, o permanganato deve ser padronizado com o reagente-padrão primário oxalato de sódio (Na2C2O4) e essa padronização repetida periodicamente. As soluções de permanganato de potássio possuem coloração violeta intensa. Na maioria das titulações, o ponto final pode ser assinalado pela coloração do íon permanganato, não sendo necessário o uso de indicadores.
O peróxido de hidrogênio é um composto químico de hidrogênio e oxigênio, de fórmula H2O2. O peróxido de hidrogênio anidro em estado puro é um líquido incolor em forma de xarope com uma densidade relativa de 1,44.É fabricado em grandes quantidades por eletrólise de dissoluções aquosas de ácido sulfúrico, de bisulfato ácido de potássio ou de sulfato ácido de amônio. Também se prepara pela ação dos ácidos sobre outros peróxidos, como os de sódio e bário. Atua como agente redutor e oxidante. Suas propriedades oxidantes são aproveitadas para branquear substâncias, como o cabelo, marfim, plumas e materiais delicados que poderiam sofrer algum dano se fossem empregados outros agentes. Em medicina se utiliza em dissoluções aquosas a 3% como Anti-séptico e colutório. Já Como agente redutor só reage com produtos químicos facilmente reduzíveis como o óxido de prata e o permanganato de potássio.
Parte experimental
Parte 1: Padronização da solução de permanganato de potássio (KMnO4) aproximadamente 0,02 mol.L-1
Pesar aproximadamente 0,140g de oxalato de sódio (Na2C2O4) (padrão primário), previamente seco em estufa a 120 ºC,