R Lat Rio Quimica Esperimental 6
1178 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISINSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Relatório de Química Geral – Experimento 6
“Eletroquímica”
Curso de Química Tecnológica, Turma PF3, Prof. Camila
Belo Horizonte - MG
27/05/2015
INTRODUÇÃO
A eletroquímica estuda os fenômenos químicos e elétricos gerados por reações químicas espontâneas (em pilhas ou baterias, onde ocorrem reações de oxi-redução que transformam energia química em energia elétrica) e a transformação química gerada pela passagem de corrente elétrica numa solução (eletrolise).
Nas pilhas e baterias, o pólo negativo é o eletrodo que fornece elétrons ao circuito externo, chamado de anodo (para onde se dirigem os anions) e o pólo positivo é o eletrodo que recebe elétrons do circuito externo, chamado de catodo (para onde se dirigem os cátions).
Os potenciais de redução listados na tabela de potenciais padrão de redução são obtidos a partir de um eletrodo padrão de hidrogênio, que por convensão possui o potencial EH2/H+ = 0V.
As reações de oxi-redução são espontâneas quando o Δεo e ΔG calculados a partir dos potenciais padrão de redução for negativo. Caso contrário, a reação ocorrerá somente se for submetida uma corrente elétrica ao sistema.
ΔG = - nFΔE (joules) ou ΔG = - nFΔE/4186 (em Kcal.mol-1)
A corrosão é também um processo de oxi-redução e designa um processo de oxidação que ocorre na superfície de um metal, dando origem a íons.
OBJETIVO
Verificar e analisar as reações espontâneas de oxi-redução através da pila de Daniell, reconhecer e caracterizar os produtos da de eletrolise do KI.
MATERIAIS E REAGENTES
Béquer, Garra, Fontes de energia, Eletrodos de grafite, Multímetro, Eletrodo de cobre, Eletrodo de zinco, Condutores metálicos, Palha de aço, Suporte de ferro, Tubo em U para ponte salina, Tubo em U para eletrolise, Pipetas graduadas, Solução aquosa de KI 0,5 mol/L, Solução alcoólica de fenolftaleína, Dispersão de amido, Solução aquosa de ZnSO4 1,0 mol/L, Solução