Relatorio Stbl 5 Final
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Relatório de STBL – Experimento 5 Destilação Fracionada: Separação de Substâncias Líquidas
Curso de Química Tecnológica, Turma PF3, Prof. Adão
Belo Horizonte - MG
21/05/2015
1.INTRODUÇÃO
Na natureza são encontrados diversos compostos químicos na forma líquida e muitas das vezes estes estão misturados entre si.
Por vezes necessita-se separar estes compostos para sua utilização individual.
Como exemplo tem-se o petróleo do qual podem se retirar diversos compostos para a utilização em outros processos industriais.
Um dos processos utilizados na separação de líquidos é a destilação fracionada a qual consiste em separar os compostos através de sua diferença de pontos de ebulição, sendo recolhidas as frações com um bom grau de pureza quando a diferença entre os pontos de ebulição é ≥ 30ºC.
2.OBJETIVO
O objetivo desta experiência foi o de separar uma mistura desconhecida e identificar através de uma tabela quais eram os possíveis compostos da mistura através de seus pontos de ebulição.
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS
Condensador reto, coluna de fracionamento, balão de fundo redondo, alonga, tela de amianto, provetas de 50 e 100 ml, bico de gás, fósforos, termômetro, garras, suportes, aro ou tripé, mufas, mangueiras para o condensador, pedaços de porcelana e funil.
3.2 REAGENTES
Mistura de dois líquidos
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Foi realizada uma montagem de destilação, fazendo a substituição do erlenmeyer por proveta graduada de 50 ml graduada de 1 em 1 ml a partir do 5 ml. Foram inseridos 2 pedaços de porcelana dentro do balão antes de iniciar a montagem. Segue abaixo uma montagem aproximada da destilação fracionada utilizada.
Após a montagem com o auxílio de um funil de haste longa foi colocado dentro do balão 100 ml de uma mistura desconhecida mensurados com uma proveta de 100 ml.
Foi ligada a chapa aquecedora e iniciou-se o aquecimento, à medida