experimento nylon 6-6
O nylon é um nome genérico para a família das poliamidas, sintetizado pelo químico chamado Wallace Hume Carothers em 1935. Foi a primeira fibra têxtil sintética produzida. Dos fios desse polímero fabricam-se o velcro e os tecidos usados em meias femininas,roupas íntimas, maiôs, biquínis, bermudas, shorts e outras roupas esportivas .
O nylon consiste, também, no mais conhecido representante de uma categoria de materiais chamados poliamidas, que apresentam ótima resistência ao desgaste e ao tracionamento.
O nylon é obtido em diferentes combinações de diaminas com ácidos dicarboxílicos, sendo comuns a reação de hexametilenodiamina com o ácido adípico ou com o cloreto de adipoíla, para o nylon "6,6" (estes números referem-se ao número de carbonos de cada um de seus constituintes, e com o ácido sebácico ou o dicloreto de ácido sebácico, alternativamente para obter o nylon "6,10", entre outras variações). a reação geral do nylon é:
Objetivos:
Os objetivos desse experimento é produzir o nylon 6,6 a partir de uma solução de 5% de 1,6 diaminohexano em água com 5% de NaOH e uma solução de 0,04% de cloreto de adipoila em Hexano.
Material:
Os materiais utilizados para a produção do nylon 6,6 foram:
-Solução A - Solução 5% de 1,6 diaminohexano em [água com 5% de NaOH
-Solução B - Solução 0,04% de cloreto de adipoila em Hexano
-Palito de sorvete
-Pinça
-Luvas e óculos de segurança
-Corante alimentício
Procedimento experimental:
Em um Béquer de 25 mL foi colocado a solução A,e foi adicionado à ela duas gotas de corante alimentício,em seguida através da pipeta foi despejado lentamente 10 mL da solução B sobre a solução A.Devido uma das soluções está em hexano e a outra em água, haverá formação de duas fases.É no encontro dos líquido que a reação ocorre.É introduzido uma pinça para puxar o polímero formado e então ele é enrolado no palito de sorvete até que não seja mais possível obter o fio de nylon.
Conclusão
A atividade experimental