Dureza da água
RELATÓRIO DO EXPERIMENTO 1 :
VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO: DETERMINAÇÃO DE ÍONS CÁLCIO E MAGNÉSIO (DUREZA DA ÁGUA)
São Carlos, 10 de abril de 2014.
1 – Objetivos
- Determinar a porcentagem mássica do nitrogênio em uma amostra de Nylon 6-6®.
- Verificar se o método de Kjeldhal é confiável para determinação dessa porcentagem mássica de Nitrogênio.
2 – Introdução
O nitrogênio é um dos cinco principais elementos encontrados em materiais orgânicos, como a proteína. Este fato foi reconhecido por um químico dinamarquês, Johan Kjeldahl, que posteriormente desenvolveu um processo usado para definir a quantidade de proteína em amostras colhidas de uma grande variedade de organismos. Em 1883, Kjeldahl apresentou a Danish Chemical Society um método para determinar a quantidade de nitrogênio em misturas de substâncias que contêm sais de amônio, nitrato, nitrogênio ou compostos orgânicos.
A determinação do nitrogênio proposta por Kjeldahl, ainda é muito usada por ser uma técnica confiável, com rotinas bem estabelecidas e ao longo do tempo permaneceu praticamente a mesma, com poucas modificações.
A base central utilizado neste procedimento é a oxidação dos compostos orgânicos, utilizando ácido sulfúrico forte. Como o material orgânico é oxidado, o carbono contido é convertido em dióxido de carbono e o hidrogênio é convertido em água. O nitrogênio é convertido em íon amônio, que se dissolve na solução oxidante e, posteriormente, pode ser convertido para gás de amônia.
O método de Kjeldahl de determinação de nitrogênio é o padrão mundial para o cálculo do teor de proteína em uma grande variedade de materiais que vão desde a alimentação humana e animal, fertilizantes, águas residuais até podendo ser aplicada a análise de combustíveis fósseis. O procedimento consiste em três etapas, que devem ser cuidadosamente realizadas em seqüência (Silva, 1990):
2.1 -