relatorio de pendulo fisica
Com dois tipos diferentes de pêndulos, um feito de nylon e outro feito de ferro manganês, avaliou-se a aceleração da gravidade local pelo modelo do pêndulo simples, utilizando cinco tipos diferentes de alturas. Calculou-se o período de oscilação para cada altura com os dois pêndulos, assim sendo possível calcular a aceleração da gravidade.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Para a prática realizada utilizamos ângulos cujos valores aproximavam-se do próprio seno, ou seja, . A partir daí pode-se utilizar as fórmulas do Movimento Harmônico Simples, para o pêndulo. Um pêndulo simples é composto de um objeto suspenso por um fio de massa desprezível, sendo posto a oscilar em torno de sua posição.
No seu movimento o pêndulo descreve um arco de circunferência. A componente Peso, perpendicular ao deslocamento, é equilibrada pela força de tração exercida pelo fio, de modo que a resultante tenha forma :
Figura 1 – Pêndulo Simples Fonte – www.theapricity.com, 2015
(1)
O x é o deslocamento medido ao longo do arco, e o sinal de negativo indica que a força age na direção da posição de equilíbrio. O arco x pode ser definido pela fórmula:
→ (2)
As massas inercial e gravitacional são consideradas iguais, portanto são desconsideradas do cálculo. Tem-se então:
(3)
E para pequenas oscilações, o valor de e a fórmula se torna:
(4)
Portanto descobre-se uma equação geral (E.D.O geral) relacionando pêndulo simples e MHS com a velocidade angular (w), a fim de descobrir uma fórmula para o período.
(5) (6) (7)
E define-se então, através do