Experimento mcu
Objetivo Geral:
Objetivo específico: Determinação experimental da equação de movimento de uma massa M em Movimento Circular Uniforme.
Introdução Teórica:
Montagem Experimental:
Para realizar este experimento você utilizará uma “plataforma rotatória” da Pasco ou da Azeheb laboratórios de Física.
Descrição do aparelho da Pasco:
A plataforma rotatória consiste de uma base de alumínio que pode girar em torno de um eixo (Figura 4.1). Acoplados à base estão dois suportes, o central e o lateral.
O suporte central possui uma ranhura pela qual podem se mover uma presilha e um anel. A presilha suporta uma mola e um disco indicador. No disco indicador é preso um fio que passa através do anel e por uma pequena polia fixa no suporte. A outra extremidade do fio é amarrada na massa M.
O suporte lateral possui uma linha vertical que indica a distância da massa M ao centro de rotação. Da sua extremidade superior sai um fio que sustenta a massa M.
A plataforma rotatória permite que a massa M gire com velocidade angular constante em torno do eixo. É possível se determinar a força (força centrípeta) necessária para manter a massa em Movimento Circular Uniforme. A distância da massa M ao centro de rotação (raio R) e o valor da massa M podem ser variados.
19
Figura 4.1 - Ilustração do aparelho utilizado para o estudo do movimento circular uniforme.
Descrição do aparelho da Azeheb:
A plataforma rotatória consiste de uma base metálica (1) que gira em torno de um eixo (2) (Figura 4.2). Acoplados à base estão dois suportes, o central (3) e o lateral (4). Ainda em uma das extremidades dessa barra encontra-se uma massa (5) de “contra-peso” para estabelecer o equilíbrio.
O suporte central (4) possui um dinamômetro (6), onde na extremidade superior encontra-se o sistema para zerar o dinamômetro (8), e na extremidade inferior há um gancho para prender um fio, que passa pela roldana e é fixada na massa M