Semelhança entre mcu e mhs
A semelhança entre o Movimento Harmônico Simples (MHS) e o Movimento Circular Uniforme (MCU) pode ser notada através das características de ambos abordadas no experimento. O experimento utiliza um sistema em que uma esfera é submetida a um movimento de rotação com velocidade angular constante. Perpendicularmente ao eixo de rotação foi posto um anteparo e com o auxílio de uma lâmpada foi projetada nele a sombra da esfera. Notam-se na sombra projetada as características de um movimento harmônico simples, tais como oscilação e periodicidade, sendo esta a mesma que a do movimento circular.
Palavras-chave: rotação, oscilação e periocidade.
1 Introdução:
Movimento circular uniforme (MCU): consiste num tipo de movimento de trajetória circular em que o módulo da velocidade é constante, variando apenas a direção e o sentido do vetor velocidade, uma vez que o somatório das forças no corpo é não nulo apenas na componente normal. A somatória das forças neste tipo de movimento é nula na componente tangencial (componente da aceleração com direção igual à do vetor velocidade podendo ter sentido diferente) e não nulo na componente normal ou centrípeta (sendo esta componente direcionada para o centro da curva) à trajetória. Como tal, o valor absoluto da velocidade (o módulo do vetor velocidade) é constante, variando a sua direção e sentido. No caso do MCU, a aceleração centrípeta é constante, uma vez que o raio da trajetória é constante por definição, e a velocidade linear é também constante dado que a aceleração tangencial é nula.
Movimento Harmônico Simples: está presente em fenômenos como os movimentos do pêndulo de um relógio, de uma corda de violão ou de uma mola. Esses movimentos realizam um mecanismo de “vai e vem” em torno de uma posição de equilíbrio, sendo caracterizados por um período e por uma frequência. Um movimento harmônico simples é variado, porém não pode ser considerado uniformemente variado, já que a aceleração não é constante. A análise de