Sql apostila
1
1. Introdução
A primeira versão da linguagem SQL, chamada SEQUEL (Structured Query English Language), surgiu em 1974 nos laboratórios da IBM (Califórnia). Entre 1976 e 1977 ela foi revisada e ampliada, tendo então o seu nome alterado para SQL. Devido ao sucesso da nova forma de consulta e manipulação de dados dentro de um ambiente de banco de dados, sua utilização tornou-se cada vez maior. Vários SGBD’s atuais utilizam o SQL como a linguagem padrão para o acesso às bases de dados. Entre eles podemos citar:
DB2 da IBM ORACLE da Oracle Corporation; RDB da Digital SYBASE da Sybase INC SQL Server da Microsoft Ingres da Computer Associates
Em 1982 o American National Standard Institute (ANSI) tornou a SQL a linguagem padrão para a manipulação de dados em ambiente relacional.
2
2. A Linguagem SQL
A linguagem SQL pode ter vários enfoques:
Linguagem interativa de consulta (query AdHoc) Através de comandos SQL os usuários podem montar consultas poderosas, sem a necessidade da criação de um programa, podendo utilizar ferramentas front-end para a montagem de relatórios.
Linguagem de programação para acesso às bases de dados Comandos SQL embutidos em programas de aplicação (escritos em C, C++, Java, Visual Basic e etc) acessam os dados armazenados em uma base de dados relacional.
Linguagem de administração de banco de dados O responsável pela administração do banco de dados (DBA) pode utilizar comandos SQL para realizar tarefas relacionadas com a manutenção dos schemas do banco de dados.
Linguagem de consulta em ambiente cliente/servidor Os programas sendo processados nos computadores dos clientes (front ends) usam comandos SQL para se comunicarem, através de uma rede, com um SGBD sendo processado em uma máquina servidora (back end);
Linguagem para bancos de dados distribuídos
A linguagem SQL é também a linguagem padrão para a manipulação de dados em uma base de dados distribuída.
3
Linguagem de definição de