O MCU, movimento circunferencial uniforme
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA
CAMPUS CRUZEIRO DO SUL-ACRE
O MCU, movimento circunferencial uniforme
Cruzeiro do Sul – Acre 2014
FRANCISCO DIAS DA SILVA
O MCU, movimento circunferencial uniforme
Trabalho disciplinar elaborado pelo discente do 4º Período do Curso de Licenciatura plena em Física, a ser entregue ao Professor Augusto Torres para obtenção de nota bimestral da disciplina Física Experimental III.
Cruzeiro do sul – Acre
2014
INTRODUÇÃO
Este relatório descreverá uma aula prática de física experimental, cujo assunto é o movimento circunferencial uniforme.
A aula Prática foi realizada no laboratório de física do Instituto Federal do Acre (IFAC), e contou com a orientação do professor Augusto.
A prática consistia em realizar o movimento circunferencial uniforme, com o auxílio de alguns materiais. Para tal foram realizadas duas medidas uma antes do experimento e outra após o experimento onde os resultados encontrados serão apresentados neste relatório. No experimento reproduzido o objetivo foi deduzir as equações que regem o movimento de um corpo que se encontra em movimento circular uniforme. Após a determinação do raio de sua trajetória e a força resultante do sistema, foi então colocado em MCU. Através de uma série de medidas feitas a partir de forças resultantes diferentes a equação do movimento do corpo na qual a mesma foi encontrada
TEORIA
Quando uma partícula se move ao longo de uma circunferência com velocidade escalar constante, diz-se que está em movimento circular uniforme.
Nessa situação a velocidade escalar, que é o módulo do vetor velocidade, permanece constante, pois não há componente da aceleração paralelo (tangente) à trajetória. A aceleração atua totalmente perpendicular (normal) à trajetória e tem sentido apontado para o centro da circunferência, causando