Movimento circular uniforme
2 RESUMO TEÓRICO
Define-se o movimento circular uniforme como sendo um movimento no qual o corpo descreve trajetória circular, podendo ser uma circunferência ou um arco de circunferência e com velocidade escalar (tangencial) constante em todo o trajeto, velocidade vetorial com módulo constante e direção variável e aceleração centrípeta perpendicular à velocidade vetorial.
No movimento circular uniforme o vetor velocidade varia o tem todo, porém mantem fixo o seu módulo (velocidade escalar).
O estudo do movimento circunferencial uniforme pode ser feito através de medições do comprimento dos arcos de circunferência ou medições de ângulos. As grandezas ΔS e V, recebem o adjetivo linear, para diferenciá-las das grandezas angulares Δα e ω. ΔS e V são denominados lineares por serem definidas a partir do comprimento de arcos de circunferência, que são linhas. Δα e ω são denominadas angulares por definirem medidas de ângulos.
Define-se frequência (f) de qualquer movimento periódico como o número de vezes que as características do movimento se repetem durante uma unidade de tempo. No movimento circular uniforme, a frequência é o número de voltas realizadas na unidade de tempo. Se o móvel realiza voltas em um intervalo de tempo T.
Define-se como período o menor intervalo de tempo para que haja repetição das características do movimento. No movimento circular e uniforme, o período é o intervalo de tempo para o móvel dar uma volta completa.
As equações matemáticas que permitem calcular a velocidade tangencial (V) de um ponto em função do período T e em função da freqUência f são: Vt( T )= 2πR/T e Vt ( f )= 2πRf em m/s. Com base nas equações