Movimento Circunferêncial Uniforme
O objetivo geral da experiência realizada em laboratório é vivenciar na prática o Movimento Circunferêncial Uniforme (MCU), através de análises de situações e de resultados, fatos que irão comprovar o movimento.
O objetivo específico da experiência é através de observações e medições, identificar o Movimento Circunferêncial Uniforme como um movimento periódico, e a partir daí, calcular o período, a freqüência e a aceleração centrípeta do movimento.
2 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
Movimento é quando um objeto se move de um lugar para o outro. Um corpo está em movimento quando muda de posição em relação a um referencial ao longo do tempo.
Existem movimentos que se repetem em intervalos de tempos iguais, como os movimentos periódicos. O exemplo mais comum é o movimento de Rotação da terra, onde, ela gira ao redor do seu eixo imaginário.
Esse movimento que a terra faz é um movimento periódico, ficando bem evidente que sua posição se repete em intervalos de tempos iguais (os dias e as noites) e para isso deve ter a mesma aceleração e a mesma velocidade.
O Período do movimento periódico é o intervalo de tempo, em que o movimento inicia e termina um ciclo.
Freqüência é o número de ciclos que o movimento periódico se repete em um mesmo período. A Freqüência é medida em Hertz (Hz). E é dada como o inverso do período.
O Movimento Circunferêncial Uniforme (MCU) é definido como o movimento que um corpo faz em torno de um eixo fixo, descrevendo uma trajetória circunferêncial ou um arco de circunferência. É o movimento em que todas as partes do seu corpo sofrem o mesmo deslocamento angular.
A figura 1 mostra o movimento descrito por um objeto qualquer, onde o mesmo gira através do eixo de rotação, fazendo com que a reta de referência descreva uma trajetória em forma de um arco de circunferência, descrevendo o que chamamos de posição angular.
Figura 1: Posição angular
Fonte: Livro Fundamentos de Física, Autores: Holiday / Resnick