Experimento de sal
Foi medido 1g de sal nos devidos recipientes na balança, logo após foi borrifado álcool em cada recipiente. Foi necessário apagar a luz para fazer a verificação das cores e reconhecimento dos elementos. Em seguida a luz foi acesa para a marcação de cada elemento pelas suas cores como segue listagem:
Ca – Azul, amarelo, vermelho, lilás.
Sr – Azul, vermelho, amarelo, lilás.
Ba – Azul, amarelo. Ao final somente amarelo.
K – Azul, amarelo.
Na – Azul, amarelo, laranja.
Mg – Branco brilhante
Questões:
1) Este postulado mistura a física clássica com a física quântica. Um exemplo disso é que com relação ao movimento circular dos elétrons ao redor do núcleo, o primeiro postulado condiz com a mecânica clássica, e a idéia não clássica está na quantização do momento angular no segundo postulado.
A justificativa para os postulados de Bohr, ou para qualquer conjunto de postulados, só pode ser encontrada comparando-se as previsões que podem ser obtidas a partir dos postulados com os resultados experimentais
Esse postulado rendeu para Niels Bohr o prêmio Nobel de Física em 1922.
1º postulado – A energia emitida (ou absorvida) por um sistema atômico não é contínua, como mostrado pela eletrodinâmica, mas se processa através de transições do sistema de um estado estacionário para algum outro diferente.
Portanto, um átomo só emite radiação (seja ela de qualquer comprimento de onda, na região do visível ou não) caso seja excitado de algum modo, saindo, assim, de um estado estacionário (permanente e constante).
2º postulado – Radiação de frequência bem definida é emitida por um sistema atômico quando há transição de elétron entre camadas. Sendo a energia total liberada pela transição desse elétron definida por E = hf, onde f = frequência da radiação (em hertz) e h = constante de Planck (em J.s).
A partir desse postulado, pode-se afirmar que essa energia liberada nada mais é que a diferença entre as energias das