relatório de química experimental
CCE – CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DQI – DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO – BIOMEDICINA
DISCIPLINA – QUÍMICA EXPERIMENTAL (TURMA 01)
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE UMA SUBSTÂNCIA:
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
ACADÊMICA: Jéssica Men de Campos
R.A.: 63511
1. INTRODUÇÃO Em Química, separações de misturas são utilizadas para isolar substâncias (ou outras misturas) em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas.
Os métodos para que isso se concretize são: filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, centrifugação, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo.
Os métodos de separação (análise imediata), podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como solubilidade, interação magnética) e constantes físicas (como Ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade) para separar os componentes de um sistema.
A Dissolução fracionada é uma técnica ou método de processo de separação para separar sistemas heterogêneos de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois, assim, o líquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente; como exemplo, água com areia e sal.
A evaporação é um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para passar ao estado vapor. Ocorre no processo de separação de misturas homogêneas do tipo Sólido+líquido. O movimento térmico de uma molécula de líquido deve ser