Experimento de ácidos, sais e bases
O objetivo desse experimento é saber identificar e diferenciar as três funções inorgânicas: ácido, base e óxido.
2.0- Introdução
A química inorgânica é um ramo da química que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza que não possuem carbono coordenado em cadeias. Estes materiais compreendem 95% das substâncias existentes na terra e podem ser divididos em quatro principais grupos funcionais: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos, cada um com suas propriedades químicas específicas.
Segundo Arrhenius, os ácidos são todo composto que em uma solução aquosa libera pelo menos um íon de H+, ou seja, ácido é todo composto que em uma reação recebe um par de elétrons ou então doa um próton.
Um indicador de pH, também chamado indicador ácido-base, é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades à uma solução e que permite saber se ela é ácida ou alcalina. Os indicadores de PH são frequentemente, ácidos ou bases fracas. Quando adicionados a uma solução, ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração eletrônica dos indicadores, e consequentemente, altera-lhes a cor.
Segundo Arrhenius sais são compostos iônicos, que em solução aquosa dissociam-se liberando um cátion diferente do hidrônio (H+), e um ânion diferente de hidroxila (OH−).
Os óxidos são compostos formados por um oxigênio e outro elemento menos eletronegativo que ele, ou seja, qualquer um com exceção do flúor.
3.0- Materiais e Reagentes
3.1- Reagentes utilizados no experimento A) Ácidos:
HCl;
Limalha de ferro
3.2- Materiais utilizados no experimento A) Ácidos:
Tubo de ensaio;
Espátula;
Pipeta
3.3- Reagentes utilizados no experimento B) Sais:
HCl;
NaOH;
Limalha de ferro;
Fenolftaleína;
Nitrato de prata.
3.4- Materiais utilizados no experimento B) Sais:
Tubos de ensaio;
Pipeta;
Espátula.
3.5- Reagentes utilizados no experimento C) Óxidos:
Água de Barita;
Fenolftaleína;
Fita de magnésio.
3.6- Materiais