Experimento de milikan
Relatório do experimento: Carga elementar e a experiência de Millikan
xxxxx
Rio Branco, Acre Novembro, 2008
Carga elementar e Experiência de Millikan
Objetivo
O movimento de gotículas de óleo eletricamente carregadas sujeitas a um campo elétrico e ao campo gravitacional é investigado e as velocidades das gotículas são determinadas por medidas diretas dos tempos de subida e descida. A carga elementar é então obtida a partir da medida das cargas elétricas de uma grande quantidade de gotículas.
Tópicos relacionados
Carga elétrica, campo eletrostático, diferença de potencial, capacitores, viscosidade, lei de Stokes, empuxo, movimento uniforme, quantização da carga elétrica.
Introdução
Na experiência teremos a determinação da carga elétrica elementar por meio do estudo do movimento de gotas eletrificadas de óleo sob ação de um campo elétrico. As forças envolvidas são as seguintes: força peso, força devido a empuxo do ar sobre a gota de óleo, força de atrito viscoso dada pela Lei de Stokes e a força elétrica. O procedimento experimental consistiu em utilizar um microscópio para a visualização do movimento das gotas de óleo, com essas análises determinamos a velocidades de subida e descida da gota. Na experiência original de Millikan, foram analisadas mais de mil gotículas em um trabalho de longa duração, o que permitiu a realização de um tratamento estatístico minucioso para verificação da hipótese de quantização da carga e determinação da carga elementar. Um tratamento similar é inviável nas condições desta experiência, dado o número relativamente baixo de gotículas