Experimento de medição com o pêndulo simples – Relatório de Aula Prática 3
CT- Centro de Tecnologia
Engenharia Elétrica
Experimento de medição com o pêndulo simples – Relatório de Aula Prática 3
Aluno: Lucas Frota
Data: 08/04/14
Professor: Maurisan
OBJETIVOS
Verificação das leis do pêndulo, com diferentes massas, comprimentos e ângulos e determinar a aceleração da gravidade local.
MATERIAIS
Pedestal de suporte com transferidor;
Massa aferida m1 e m2;
Cronômetro (alternativamente pode ser usado a função cronômetro de um celular);
Fita métrica;
Fio (linha zero).
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um pêndulo simples é um instrumento utilizado não só na Física, mas no dia a dia da população. O pêndulo simples foi estudado por Galileu Galilei, que verificou que o período de uma oscilação qualquer consiste de uma que oscilação em torno de um ponto fixo, fazendo um movimento repetitivo em relação à posição de equilíbrio. Uma utilização de pendulo usualmente conhecida é em relógios de pêndulo, em balanços e em bolas de demolição, e apesar da oscilação não depender do peso do objeto, o pêndulo é bastante utilizado para estudos da força peso dos objetos e de movimentos oscilatórios.
O período, que é representada por T, é o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer certa trajetória periódica. A partir desta grandeza, define-se a frequência, simbolizada por f, que representa a quantidade de ciclos de repetição por segundo. Portanto, a frequência é igual ao inverso do período.
Na Equação do movimento de um pêndulo simples, cujo movimento é bidimensional, supõe-se que o fio que liga o ponto fixo ao objeto se mantém sempre com o mesmo formato e comprimento e possui massa desprezível. A massa do pêndulo a ser considerada está a certa distância L do ponto fixo e considera-se que não existem outras forças atuando sobre o sistema além da gravidade e da tração exercida na corda.
Abaixo, tem-se uma ilustração de um