asdsad
O objetivo do ensaio é calcular os esforços exercidos pela água sobre as superfícies planas de um tanque conhecendo-se sua profundidade e área.
Ensaio 3 (Vertedor retangular de Parede Delgada sem Contração):
O objetivo do ensaio é calcular a vazão de um vertedor aplicando a fórmula de Bernoulli, e comprovar a Fórmula de Francis, validada para esse tipo de vertedor. Para isto é preciso calcular o coeficiente de contração do sistema.
Ensaio 4 (Medição de Pressão):
O objetivo do ensaio é medir a diferença de pressão em dois tubos de PVC utilizando um barômetro de mercúrio.
Ensaio 5 (Perda de Carga):
O objetivo do ensaio é calcular a perda de carga longitudinal ao longo de dois tubos de PVC para então determinar se o tubo é rugoso ou liso.
Ensaio 6 (Empuxo, Flutuação e Estabilidade)
O objetivo do ensaio é comprovar a existência de uma força, exercida pelos fluidos, chamada empuxo, bem como visualizar a busca de estabilidade de determinados corpos flutuantes e submersos.
Para cada ensaiou utilizou-se de medições, testes e análises e cálculos, para que pudéssemos chegar a resultados satisfatórios.
REVISÃO BIBLIOGRAFIA
MEDIÇÃO DE VAZÃO
Quando a velocidade de um fluido que escoa em um tubo excede certo valor crítico, o regime de escoamento passa de lamelar para turbulento, exceto em uma camada extremamente fina junto à parede do tubo, chamada camada limite, onde o escoamento permanece laminar.
Além da camada limite, onde o escoamento é turbulento, o movimento do fluido é altamente irregular, caracterizado por vórtices locais e um grande aumento na resistência ao escoamento.
O regime de escoamento, se lamelar ou turbulento, é determinado pela seguinte quantidade adimensional, chamada número de Reynolds:
, onde:
: é a densidade do fluido
: é seu coeficiente de viscosidade;
v: O módulo da sua velocidade média de escoamento para frente;
D: o diâmetro do tubo.
Esta velocidade média