Relatório de Física
MARCELA SARAGIOTO SPADA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: OSCILAÇÕES – PÊNDULO SIMPLES
Trabalho para a disciplina de física Professor: Fábio
FOZ DO IGUAÇU
2014
1- INTRODUÇÃO
Inicialmente como visto em sala de aula, aprendemos a teoria de modo detalhado e especifico sobre ondas, oscilações repetitivas em um determinado tempo, a qual está relacionada a diversos fatores. Tendo como exemplo, um pêndulo simples, este é a combinação de um corpo de massa M e de um fio inextensível de comprimento L e massa desprezível, onde o corpo se tirado da posição de equilíbrio, oscilará graças à ação da aceleração da gravidade. Portanto, com essa atividade de laboratório proposta pelo professor é que vamos nos aprofundar mais no assunto, buscando entender na prática o real funcionamento de uma oscilação aplicando também a conceitos de onda.
2- FUNDAMENTAÇÃO
Na física, dizemos que um corpo se movimenta de forma oscilatória quando executa movimentos (ida e volta) em torno de certa posição que esteja em equilíbrio. Esses movimentos também são conhecidos como movimento periódico, isto porque depende de um período, ou seja, o tempo necessário para completar uma oscilação. O período de uma oscilação e representado pela equação matemática: T=1/f Sendo, T: período (medido em segundos); 1: tempo necessário para se completar uma oscilação e f: freqüência (unidade de medida Hz). Todo movimento que acontece em intervalos de tempo regulares, são chamados de movimentos periódicos ou movimento harmônico. O exemplo mais simples de movimento oscilatório que existe é o movimento do pêndulo simples (assim como o realizado no laboratório) e ainda pode-se considerar o relógio de pêndulo como o exemplo clássico desse tipo de movimento.
3- OBJETIVO
Realizar experiências quantitativas do movimento de um pêndulo simples, determinando o período e a freqüência, comparando com