ESTUDO DE CASO O BOTICÁRIO - INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
O mercado está cada vez mais competitivo e faz-se necessário que cada vez mais as empresas programem formas diferentes de alcançar objetivos e se sobressair em relação à concorrência. Nesse contexto podemos citar como empresa inovadora e bem-sucedida nesse quesito o Grupo Boticário. Nascido como uma pequena farmácia de manipulação no centro de Curitiba hoje se consolida como a maior rede de franquias de cosméticos e perfumaria do mundo.
Para atingir esse patamar a Marca percorreu um longo caminho desde 1977 tomando iniciativas inéditas e vistas como ousadas pelos especialistas de mercado. Enquanto a maioria das Lojas ampliava a sua gama de marcas oferecidas o Boticário se limitava a vender apenas seus produtos, sua marca. Foi necessário persistência e aperfeiçoamentos para então ser reconhecido e conquistar espaço no segmento.
Entre as ações que construíram a solidez da marca encontra-se o investimento em tecnologia. Nesse ponto a Rede se destaca pelo investimento em Silos de Tecnologia. Através desse investimento o foco das pesquisas de desenvolvimento é voltado para a tecnologia que poderá ser empregada em diversos produtos. Dessa forma, é possível investir a curto, médio e longo prazo para que as pesquisas tragam resultados em todas as linhas de atuação. Caso o processo ocorresse através de silos de inovação todo investimento seria voltado para um produto, um lançamento, uma linha e caso fosse constatado que não seria viável continuar o processo ficaria estagnado ou seria arquivado sem aplicação prática.
Outro diferencial da marca é o investimento em parcerias com Institutos e Universidades especializadas. Dessa forma, é possível desenvolver fórmulas e áreas específicas para aprimorar os produtos. A empresa também se destaca no que tange à Gestão Participativa. Foi desenvolvido um canal de comunicação no qual todos os funcionários manifestam suas opiniões sobre a empresa, incluindo percepções e