resumo de artigo
“ O Boticário: uma forma inovadora de gerenciar o processo de inovação. ”
A empresa O Boticário surgiu como uma farmácia de manipulação em Curitiba e se desenvolveu tanto que hoje está entre as maiores do setor de perfumaria e cosmética. Sempre se mostrou decisiva diante das oportunidades que lhe eram oferecidas, em busca do bem-estar de seus clientes.
Em 1979, abriu uma loja em um aeroporto, e a mesma tornou-se uma importante vitrine da marca porque todas as pessoas que passavam por ali para viajar, interessavam-se em abrir lojas para revender os produtos em suas cidades de origem. Logo em 1980, inaugurou sua primeira loja franqueada em Brasília, e foi uma iniciativa inédita no Brasil que a fez tornar-se em 2010, a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. E em 2005 implantou o projeto batizado de VSAT que interligava via satélite a fábrica com todas as demais lojas.
Em 2002, criou a diretoria de Pesquisa e Inovação (P&I), e adotou um modelo de gestão denominado “silos de tecnologia” onde o foco encontra-se nas idéias e tecnologias. Esse modelo visa a atualização de tecnologias já existentes, assim como o desenvolvimento de novas tecnologias no curto, médio e longo prazo que são necessárias para a viabilização do desenvolvimento de diversos produtos possuindo também flexibilidade para aumentar ou diminuir os investimentos em cada tecnologia caso haja alguma mudança de tendência ou uma nova oportunidade.
Os produtos desenvolvidos nos silos de produtos são apresentados para a área de marketing , responsável pela grade de lançamento de novos produtos da empresa. Essa grade inclui os produtos desenvolvidos pela área de P&I, assim como outros produtos desenvolvidos pela área de marketing com as novas tecnologias disponibilizadas.
O Boticário busca a inovação aberta de forma ativa e para isso desenvolveu uma rede nacional e internacional de parceiros que contribuem com a empresa de forma a viabilizar os seus planos.