Experimento de Física - Rampa de Lançamento Obliquo
Resumo
¬O experimento consistiu em lançar um objeto através de uma rampa de lançamento. Nele foi possível fazer uma análise de duas partes separadas, enquanto o objeto estava na rampa, e depois que ele saiu dela. A primeira parte pode ser analisada através da conservação de energia e a segunda por cinemática. Após um tratamento estatístico dos dados coletados na experiência podemos determinar uma aceleração aproximada da força da gravidade que agiu sobre o objeto durante o experimento.
Introdução
Energia Mecânica é definida pela física como a capacidade de um corpo ou sistema de realizar trabalho. Ela se apresenta de duas formas, como Energia Cinética e como Energia Potencial. Ainda, pode ser a energia total, de um sistema isolado, podendo entretanto, mudar através da transferência de energia decorrente no meio do processo ocorrido dentro de tal sistema. Relacionando-a com a lei de conservação de energia, seu conceito apresenta-se da seguinte maneira: 1 [1].
E_meci=E_mecf. (1)
Essa energia mecânica, considerada em um sistema sem atrito, é representada pela equação 1.1.
E_mec=K+U (1.1)
Onde K é a energia cinética e U a energia potencial. A Energia Cinética é associada ao movimento de um corpo [1], e é mostrada na equação 1.3.
K=(mv^2)/2, (1.3) onde m é a massa do corpo e v é a velocidade escalar. Já a Energia Potencial é associada à configuração de um sistema submetido à ação de uma força conservativa, um caso específico é o da Energia Potencial Gravitacional, que é associada ao sistema constituído pela Terra e uma partícula próxima a ela [1], essa relação pode ser representada pela equação 2.
U=mgy, (2) onde m é a massa do corpo, g é a aceleração da gravidade e y é a posição vertical de algum ponto