Movimento Parabólico
Liniker Nascimento
Laboratório de Física Experimental A- Instituto Federal do Paraná
Paranaguá – Porto Seguro- 83215-750-PR-Brasil linikernascimento@hotmail.com Resumo: O texto a seguir tem como objetivo apresentar os dados experimentalmente coletados, com o propósito de obter a velocidade inicial do objeto em movimento parabólico.
Palavras-chave: atividade experimental, movimento oblíquo, trajetória, aceleração da gravidade.
1. Introdução
O lançamento oblíquo é lançamento característico de uma trajetória de um corpo arremessada na vertical. O movimento parabólico pode ser observado por dois movimentos simultâneos em direções perpendiculares, o Movimento Retilíneo Uniforme em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Uma bola lançada verticalmente é um exemplo de lançamento oblíquo onde, desprezando o atrito do ar se desloca verticalmente acelerado pela ação da gravidade local e, horizontalmente se desloca seguindo a velocidade constante.
Fig. 1 :Exemplo movimento parabólico
Como a velocidade é constante, a direção do eixo x no movimento do lançamento oblíquo é uniforme. Sendo assim a função horaria do movimento na horizontal é descrita pela equação:
(1)
Para determinar o alcance máximo usamos a equação:
(2) Em relação a horizontal para determinar a posição do corpo calculamos a velocidade inicial na direção de x. Portanto o módulo da velocidade em x:
(3)
Como o corpo está sob a ação da gravidade na vertical, ele é uniformemente variado e a velocidade em y diminui à medida com que a altura em relação ao solo aumenta. Portanto: (4)
Outras equações para o movimento na vertical:
Tabela 01:Equações para movimento vertical
Equação de Torricelli (5)