MRU MRUV
NOMES DOS AUTORES
(COLOQUE OS NOMES AQUI)
RELATÓRIO DE FÍSICA I
LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
AMERICANA, SÃO PAULO
2013
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 2
1.1 - OBJETIVO 2
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
2.1 - O LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS 2
2.2 – O LANÇAMENTO HORIZONTAL 3
3. MATERIAIS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3
3.1 – MATERIAIS 3
3.2 – PROCEDIMENTO 4
4. RESULTADOS OBTIDOS E ANÁLISE DE DADOS 5
5. CONCLUSÃO 6
6. BIBLIOGRAFIA 6
1. INTRODUÇÃO
Podem ser considerados como Projéteis, os corpos que se movimentam próximo à superfície terrestre, sem entrar em contato com o solo. Assim, uma bola de futebol, de vôlei, de tênis, uma bala de revólver, são exemplos práticos de projéteis realizando um movimento.
1.1- OBJETIVO
Fazer o estudo Lançamento de Projéteis através do Lançamento Horizontal, para a devida concretização do assunto visto em teoria.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1- O LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS Como dito anteriormente, o lançamento de projéteis é definido como o movimento de um corpo próximo a superfície terrestre sem que haja contato com o solo. Em situações em que prevalece apenas a atração da Terra (atração gravitacional), todos os corpos movimentam-se com a mesma aceleração, a chamada aceleração da gravidade. Nas proximidades da superfície terrestre, é possível observar que, qualquer que seja o corpo em queda livre, a sua velocidade aumenta de maneira uniforme 9,8 m/s a cada segundo de queda, ou seja, sua aceleração durante a queda é constante e igual para todos os corpos. É o que chamamos de aceleração da gravidade (g), que, em nosso planeta é de aproximadamente 9,8 m/s².
Existem quatro tipos de Lançamento de Projéteis cada um com suas particularidades e são eles: Queda Livre, Lançamento Vertical, Lançamento Horizontal e o Lançamento Oblíquo.
A expressão queda livre significa “cair no vazio (vácuo), ou seja, sem que haja resistência normalmente oferecida pelo ar aos corpos que