MRU E MRUV
CAMPUS AGUAS CLARAS
ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MECANICA DA PARTICULA
PROF MIGUEL ENRIQUE PARRA MUÑOZ
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 1
TÍTULO:
COMPONENTES DO GRUPO:
GUILHERME BRITO
LUCAS MATHEUS
NUBIA
MAIKON DOUGLAS
SAMARA MESQUITA
BRASILIA – DF 31/08/2015
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Movimento retilíneo uniforme (MRU) - Quando um móvel se desloca com uma velocidade constante, diz-se que este móvel está em um movimento uniforme (MU). Particularmente, no caso em que ele se desloca com uma velocidade constante em trajetória reta, tem-se um movimento retilíneo uniforme.
Uma observação importante é que, ao se deslocar com uma velocidade constante, a velocidade instantânea deste corpo será igual à velocidade média, pois não haverá variação na velocidade em nenhum momento do percurso.
A equação horária do espaço pode ser demonstrada a partir da fórmula de velocidade média.
Onde;
Δs= variação de espaço ou descolamento.
Δt= variação de tempo, ou intervalo de tempo.
Movimento Uniformemente Variado (MRUV)
Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
O conceito físico de aceleração, difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como também menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade.
O conceito formal de aceleração é: a taxa de variação de velocidade numa unidade de tempo, então como unidade teremos:
Aceleração
Assim como para a velocidade, podemos definir uma