VERIFICAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA E LANÇAMENTO OBLÍQUO
LICENCIATURA EM FÍSICA – Laboratório A
LUCAS NASCIMENTO GONÇALVES RGM: 19085
KARINE SAYURI MURAKAMI
RGM: 24970
PAULO HENRIQUE MIAKI
RGM: 23672
PAULA MARIANE MOREIRA
RGM: 24978
VERIFICAÇÃO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA E
LANÇAMENTO OBLÍQUO
1. Objetivos
Estudar o movimento de lançamento de uma esfera maciça numa rampa e analisar a conservação da energia mecânica. Descrição de um movimento de uma esfera em um plano inclinado em queda livre. Utilização dos conceitos de movimento de projéteis: alcance e velocidade. 2. Introdução
2.1 Conservação da energia mecânica
O princípio da conservação da energia mecânica diz que num sistema isolado constituído por corpos que interagem apenas com forças conservativas, a energia mecânica total permanece constante.
Um corpo em queda livre perde constantemente energia potencial gravitacional, mas, ao mesmo tempo, aumenta a sua velocidade, de forma que aumenta também a sua energia cinética. No caso de não existirem atritos, a diminuição da energia potencial gravitacional em qualquer ponto do percurso é igual ao aumento de energia cinética.
2.2 Lançamento Oblíquo
O projétil é lançado com uma velocidade inicial v0, formando um ângulo θ com a horizontal, como no lançamento horizontal, o movimento no eixo das abscissas (x) é uniforme, enquanto que no eixo das ordenadas (y) é uniformemente variado.
A velocidade inicial v0 possui duas componentes: a componente horizontal v0x e a componente vertical v0y, onde ambas podem ser calculadas da seguinte forma:
v0y
v0
θ v0x Fig. 1– Representação das componentes de x e y
v0 x v0 cos v0 y v0 sen
Eq. 1
Devido a ação da gravidade (9,8m/s2), o objeto no ponto mais alto de sua trajetória(∆y) tem velocidade em y(vy) nula, tendo apenas velocidade em x(vx) que é constante em toda sua trajetória, devido a ausência da aceleração no eixo das abscissas. O ângulo θ varia