Experimento de dilatação linear
Disciplina: Física II
Laboratórios
Experimento: Dilatação Linear
Integrantes do grupo: Ramon
RGM:12112100558
Campus: Villa Lobos
Série:2º Semestre A
Data:22/ 09/2012
Nota:
Objetivos:
Este experimento tem como objetivo estudar a dilatação linear de alguns corpos (materiais). utilizaremos três barras: uma de alumínio, uma de latão e uma de aço. Com base nos estudos dilatação superficial e volumétrica não serão vistos, mas o conceito envolvido nessas dilatações é o mesmo que para a dilatação linear, o parâmetro que muda é o coeficiente de dilatação, que são superficial e volumétrico, respectivamente.
Introdução:
Quando os corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles dilatam, ou seja, eles sofrem aumento ou diminuição nas suas dimensões. Vale deixar bem claro que essa variação é bem pequena, e que muitas vezes ela não é perceptível a olho nu, necessitando assim de equipamentos, com o microscópio, para poder visualizar.
Os corpos dilatam quando sofrem aumento na sua temperatura. Sabe-se que quando ocorre a variação da temperatura do corpo os átomos que o constituem se agitam mais, com isso a distância média entre eles é aumentada, assim sendo, o corpo ganha novas dimensões, ou seja, ele se dilata. De uma forma geral todos os corpos dilatam após serem aquecidos e se contraem após terem sua temperatura reduzida. A dilatação linear é aquela que ocorre variação em apenas uma dimensão, ou seja, o comprimento do material. Assim, quando uma barra de metal de comprimento Li à temperatura ti, é aquecida até uma determinada temperatura tf. O que se percebe é que a barra, após o aquecimento, não tem mais o mesmo comprimento, ou seja, ela sofreu uma variação na sua dimensão, no seu comprimento, ela dilata.
Resumo Teórico:
A maioria dos materiais se dilata com o aumento da temperatura de acordo com a relação
L - L0 = ΔL = L0.α.ΔT (ver figura abaixo)
Onde
L0 =